Shar-Pei

A origem do Shar-Pei e incerta.

IMG 20140416 194114 - Shar-Pei

A minha historia com Shar-Pei começou um pouco depois que eu tive que fazer a REABILITAÇÃO CNH CASSADA, de tanto levar o meu Shar-Pei de forma errada no carro.

Pode ser um descendente do Chow Chow, a quem assemelha-se pela língua azul.

E possível que tenha surgido inicialmente no Tibete ou no Norte da China ha 20 séculos, sendo que os primeiros exemplares da raça eram bem maiores do que os atuais.

Existem obras de arte antiqüíssimas (Dinastia Han, 206 a.c) que retratam o Shar-Pei.

No passado esse excelente caçador de javalis e guardador de rebanhos, era também utilizado para combates, esporte extremamente popular na China.

Sua pele solta dificultava o abocanhar dos adversários de combate e ha quem diga que eram utilizadas drogas para instigar sua agressividade, já que se trata de um cão afável e dócil.

O tipo físico original do Shar-Pei foi se perdendo na própria China, a partir do final da década de 40.

Foi o preço pago pelo mundo canino em conseqüência da Revolução Comunista no país em 1949. Nessa época, a raça quase foi extinta.

A posse de cães e outros animais de estimação virou um luxo proibido.

Abriu-se uma exceção para os cães de camponeses que comprovadamente os usavam para caça. Os demais só poderiam ter o direito de existir se seus proprietários arcassem com multas altíssimas.

Caso contrario, a sentença era a execução, cumprida pelos soldados de Mão Tse Tung.

Os cães não trabalhadores do pais viram alimento para o povo esfomeado.

P or sorte, o Shar-Pei original era um excelente caçador.

Por azar, o numero de caçadores era relativamente pequeno, restando poucos exemplares vivos.

E mesmo entre esses nem todos escaparam da morte, e desta vez por uma seleção dos próprios caçadores, que utilizavam apenas os serviços dos exemplares considerados bons na caça.

Os outros eram servidos a mesa.

Os poucos Shar-Peis sobreviventes tiveram que enfrentar ainda outro problema: os efeitos da desnutrição. Alimentando-se apenas com sobras das mesas dos camponeses, começaram a diminuir gradativamente de tamanho. A desnutrição impede que o tamanho ideal determinado pelo potencial genético seja atingido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *